Ações de PDV – Marketing de Guerrilha!

A foto que ilustra a seção Sobre deste blog e que pode ser vista abaixo é uma ação de Ponto de Venda da Toyota, realizada na Champs-Élysées, em Paris. O endereço badalado foi cenário da divulgação do Prius, o primeiro carro híbrido a ser vendido em larga escala, hoje considerado um ícone de energia limpa no mundo automobilístico.

Marketing Drops confere ação de guerrilha da Toyota

O mercado europeu, extremamente exigente em relação ao uso de tecnologia verde, aprovou o modelo elétrico e a ação atraiu uma verdadeira multidão para participar da confecção dos desenhos. A mecânica era simples: em um “aquário” de vidro ficava o carro e ao lado dele, diversas mesas, nas quais as crianças (e uma infinidade de adultos) coloria desenhos do carro, em folhas brancas. A chamada dizia para que você colorisse seu desenho da maneira como enxergava um mundo mais ecológico. Conforme os desenhos iam ficando prontos, eram afixados pelas paredes de vidro, até que se formou um mosaico de cores na avenida francesa. O impacto visual impressionante atraía cada vez mais curiosos… sucesso total!

Quem também fez sucesso em uma ação de PDV “guerrilheira” foi a franquia do Burger King, em Santo Amaro (SP). A ação Whopper Face (Ogilvy) funcionava da seguinte maneira: as pessoas que pediam o seu Whopper e eram fotografadas por uma câmera ligada a uma impressora. Quando o pedido chegava, o cliente era surpreendido pelo rosto impresso na embalagem do sanduíche. Isso tudo para mostrar que os hambúrgueres da Burger King são feitos especialmente para você. Sensacional!


		
	
Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Muito bom o post.
    Esses dias fui no BK e pedi um lanche com batata e refri pequeno.. e eles não fazem.. Dai eu falei pro gerente que o slogan deles tinha que ser revisto..

  2. Eduarda Renaux disse:

    Adorei o post!
    Achei o máximo a metáfora do Burguer King
    Afinal ter a nossa cara é ter nosso estilo, nosso gosto, nossa preferência e escolha.
    Fazer uma cópia fotográfica do rosto é o toque de literalidade que deixa cômico, criativo e personalizado. E claro, alavanca a vontade de ir lá dar uma espiadinha e provadinha =)

    =)

  3. Ontem mesmo estavamos discutindo ações de guerrilha na aula de Mkt. O bacana é que possuem baixo custo em relação às mídias tradicionais e com impacto e criatividade.
    Adorei!

  4. Ariane Simas disse:

    Caraca!! Que animal!! Grande sacada do BK!!!
    E sobre a foto, eu tava mesmo me perguntando onde era esse fundo doido! Curti demais :)

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