Comunicação Irreverente

Fazer comunicação irreverente não é para qualquer marca. Volto a dizer, não existe certo ou errado, existe é estratégia bem ou mal aplicada. Se a sua empresa é informal, faça com quem toda a comunicação esteja alinhada à esse conceito.

Comunicação Irreverente diretamente da cozinha Marketing Drops

A marca Do Bem, uma empresa carioca que vende sucos, mate e água de coco em caixinha, alinhou seu conceito à todo o posicionamento de mercado. A empresa é descontraída, os funcionários acompanham a linha e a comunicação irreverente envolve até mesmo as embalagens dos produtos. Citação retirada do site da empresa: “Isso quer dizer que a do bem™ é diferente porque não faz igual aos outros. E como a gente sabe que não basta só o conteúdo, criamos uma cara e adotamos jeitinho que é só nosso.”  Legal, não é?

A marca compreendeu o conceito de SAC 2.0 e inseriu suas mídias sociais na embalagem (essa é de água de coco) e reforça “Fale conosco 24 horas por dia”.

Conheci a marca em uma ação da FARM (saiba mais aqui), que segue a mesma vertente de posicionamento por estilo de vida e que também aplica a irreverência em suas estratégias de comunicação. A marca, que recentemente abriu uma loja virtual, estruturou seu e-commerce para funcionar por convite. Para comprar pela Internet com a Farm e usufruir dos canais interativos é necessário se cadastrar ou ser convidado. Pode parecer loucura para os mais xiitas, mas o mercado não mente:  em 45 dias o e-FARM atingiu a marca de R$ 1 milhão em vendas.

O mais importante é não causar dissonância cognitiva (uma palavra técnica para aquela sensação de mal estar que o consumidor sente quando algo não parece estar certo) em seu cliente. Como essas marcas alinham o posicionamento à comunicação, não é estranho encontrar um smile :) na explicação da Farm ou um “bater um papo” junto ao telefone de SAC da Do Bem.

Fica a a dica!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. josé fernando chaparro disse:

    produto de muto boa qualidade qualidade tanto que estou procurando parceira com a empresa!

Deixe uma resposta