Quando o conteúdo perfeito #FAIL

comunicação e marketing

O conteúdo é a base da web 2.0 e de todo o Marketing Interativo. Isso não significa que as ações de marketing sensacionais sejam um erro estratégico e sim, que só isso não basta. O próprio Google vive de conteúdo – que ele organiza e apresenta na forma de um ranking de qualidade percebida.

A marca que ensina o mercado, que gera conteúdo relevante e engaja seus consumidores tem muito mais probabilidade de ser referência do que aquela que não se mostra. A máxima do Inbound Marketing: cuide do jardim ao invés de correr atrás das borboletas.

E quando o conteúdo excelente falha? O que fazer com aquele post cheio de informação relevante e compilada que gera… NADA?

Conheça os principais atributos do conteúdo Jedi e aprenda com seus erros:

1. Títulos impactantes

O título de seu conteúdo é a primeira impressão que seu consumidor terá da sua marca – esteja ele referenciado em um link ou em um tweet de um formador de opinião. Este é o gancho e é aconselhável que remeta à uma tentação, algo irresistivelmente bom! Se a sua chamada não é atraente o suficiente para gerar um clique, seu conteúdo está fadado ao fracasso. Gaste tempo de qualidade na escolha de seus títulos. De olho nos ingredientes:

  • Acionável (call to action, ele pede que você clique!)
  • Breve
  • Palavras cheias de significado inconsciente
  • Claro
  • Intrigante

2. Acerte o alvo!

A ideia é tudo. Não pense que você escreveu para o público errado e só. É multifatorial: talvez não seja um tópico devidamente direcionado para o público alvo, talvez ele não seja relevante, talvez o timing esteja errado.

Acho que esse tópico se aplica muito bem aos eventos de Social Media Marketing que percorrem o Brasil. Gestores e donos de empresas preferem ouvir sobre SEO, e-commerce, AdWords e monetização.  Já os gerentes – em especial os de Marketing – querem alavancagem na carreira, fomentar o relacionamento com o público e garantir que não cometerão erros.  Os analistas amam dicas, tutoriais, ferramentas, etc. Muitas vezes, o assunto certo é falado de forma errada. Aí ficam os comentários de que o palestrante não falou nada de novo. Pois é.

Querem dica? É hora de medir o resultado! Crie um plano de métricas para entender o que funciona e porquê. Vale a pena entender seu público alvo. Isso evita muitos EPIC #FAILS

3. Atenção aos detalhes

É o maior gerador de fracassos. São erros de concordância, de gramática, de escrita e os famosos links quebrados. O copiar e colar entra aqui também. Trate seu conteúdo com carinho e aprenda a revisar aquilo que faz. Todo mundo já errou, faz parte. A dica é contar com um super revisador: um colega, amigo ou membro da equipe que olha os detalhes que seu cérebro não capta mais, alguém que não se acostumou a olhar aquela tela e ler aquelas frases. O resultado é garantido!

4. Viralidade Potencial

Sem qualquer promoção ou divulgação o conteúdo impressionante está preso à você.  Não seja vítima da suposição que conteúdo fantástico flui naturalmente na Internet. Para que um grande conteúdo seja bem sucedido, ele precisa de uma ajudinha.

Como evitar o fracasso: Exposição! Envie a apresentação perfeita  que a sua marca criou para seu mailing e compartilhe os artigos mais recentes nas mídias sociais oficias da marca. Pode fazer cross media à vontade! O importante é colocar a boca no mundo.

As pessoas tendem a ser preguiçosas, por isso, insira botões de compartilhamento no seu conteúdo e facilite a vida dos viralizadores.

5. SEO

É meio que uma regra básica: SEJA ENCONTRADO! Otimização é ingrediente essencial do conteúdo ninja. Os seus clientes em potencial estão lá, no Google, procurando loucamente pelo conteúdo perfeito e clicando como se não houvesse amanhã.

Entenda as palavras chave que rankeiam em seu negócio e otimize seu conteúdo para elas.  Siga os preceitos do bom senso, não é para inundar o conteúdo de keywords, ok?

Tem alguma dica para geração de conteúdo arrasador? Conte pro Marketing Drops!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

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