Conheça o case de mobile commerce e omni channel da Tesco Korea

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Já  falamos sobre as tendências do e-commerce no Brasil aqui no Marketing Drops, quando citei 3 grandes tendências da área: mobile commerce, gamification e omni channel. A Tesco, multinacional britânica do setor de supermercados, reuniu duas delas em um case fantástico, todo documentado em vídeo.

Confira o vídeo do case no final deste post :)

Vamos relembrar os conceitos de Mobile Commerce e Omni Channel? Isso vai enriquecer nosso entendimento sobre o case:

Mobile Commerce:

É vender através da Internet, usando dispositivos móveis como celulares e tablets. O ponto mais crucial dessa vertente é entender que  o processo de compra através da Internet envolve etapas, desde buscar o produto até efetivamente o receber em casa. Quando uma dessas etapas acontece através de dispositivo móvel, já está caracterizado o mobile commerce, mesmo que o cliente não chegue a pagar pelo celular ou tablet, ok?

Omni Chanel:

É um conjunto de processos e estratégias que consolida a percepção do cliente de que a marca é uma só, esteja ele em uma experiência de compra no varejo físico ou virtual. Nessa área complexa, o desafio é a integração dos canais para gerar a melhor e mais conveniente experiência de compra possível. Um adendo: pós venda também é venda! Se a sua marca faz SAC das redes sociais, call center e lojas físicas ela já atua em omni channel, ainda que de forma superficial.

Case Tesco Korea:

A rede Tesco aproveitou o comportamento do consumidor coreano (urbano, sem tempo e heavy user de smartphones) para unir os dois conceitos em um novo formato de loja. Com planos fortes de expansão, a empresa estudava como aumentar o número de PDVs na Coréia sem onerar a estrutura de custo e respeitando o comportamento dos consumidores locais, que não tem tempo para dedicar às compras semanais em supermercados.  O local da loja em novo formato não poderia ser mais apropriado: o metrô!

Imaginou aquela “quitandinha” com frutas, meio abandonada, em um cantinho da estação? Imaginou errado!

A loja é totalmente virtual, com imagens reais, idênticas às dos supermercados da Tesco. Cada produto tem foto, preço e um QR Code na prateleira virtual. O cliente usa seu smartphone para scanear o código e inclui-lo em sua cesta de compras. Todo o pagamento também é feito via celular e as compras fresquinhas são entregues nas residências dos compradores, partindo do Centro de Distribuição da Tesco. Não é incrível? Economia de custos para empresa e experiência de compra bacana para os clientes!

No vídeo abaixo está o case completo, comentado em português. Espero que gostem! :)

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

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