Como planejar uma campanha de e-mail marketing?

dicas para campanhas de email marketing

Ações de Marketing Direto possuem vantagens únicas, entre elas a possibilidade de mensurar o resultado atingido de forma muito precisa. Além de baratas, as campanhas criativas geram engajamento com o público e alavancam as taxas de conversão.

Quais os pontos chave para uma campanha de e-mail marketing ter sucesso?

Não pratique spam:

Para que uma campanha de email marketing não seja considerado um spam, não basta colocar uma observação no rodapé da mensagem. Os endereços do mailing devem ser válidos – fuja da compra de mailing – e sua mensagem deve ser solicitada.

Opt in e Opt out:

Dê a opção de remover o endereço de email do mailing para aqueles que não desejam receber aquele tipo de correspondência. Cumpra com esse dever e comprometa-se com a remoção.

Colete endereços de email válidos de pessoas que realmente aceitam fazer parte de seu banco de dados. Estes são os endereços opt-in. Dica: use formulários de contato ou cadastro em seu site que contenham um campo com a opção “aceito receber emails desta empresa”

Política de privacidade:

A política de privacidade assegura que os dados do seu mailing estão protegidos e não serão repassados sem autorização.

Utilize uma ferramenta que permita ao usuário ver apenas seu endereço de email no campo do destinatário. Divulgar a lista aberta é um erro fatal e passa a imagem de zero profissionalismo.

Conteúdo relevante:

Ofereça algo que seja importante para seu mailing. Crie diferentes peças para diferentes públicos – é possível segmentar por idade, região, sexo, produto adquirido e muitas outras formas, depende do seu objetivo. Uma forma de comunicação interessante é oferecer suporte ao seu produto. Exemplo: se a sua empresa vende sabão em pó, porque não oferecer dicas sobre remoção de manchas e sobre o cuidado das roupas delicadas? Não fique míope aos benefícios do seu produto, há um mundo de possibilidades!

Acessibilidade:

Não exagere no tamanho: 12 KB é o tamanho recomendado!

Ofereça um link para visualizar o conteúdo HTML em uma página da web, já que alguns servidores de e-mail podem bloquear a visualização.

Em hipótese alguma envie arquivos executáveis em anexo, que atualmente são 100% bloqueados, mas ferem a ética da permissão.

E-mails não lêem Flash ou Java Script, por isso, atenção para o desenvolvimento. Gifs animados estão fora de moda e denotam certo amadorismo, evite!

Dê olho nas dicas:

  • Instigue a leitura do seu e-mail, faça diferente, use call to action e comunique benefícios claros;
  • Aumente a confiança ao clicar personalizando informações do usuário;
  • Use profissionais diferentes para criação da peça e redação do texto, isso enriquece a campanha;
  • Tenha empatia: o que lhe atrai em uma campanha? Use a mesma inspiração!
  • Atenção redobrada ao assunto: se o remetente já é o nome da sua marca, não o repita no campo de assunto.
  • Teste bastante: mude o assunto, troque o estilo, modifique a redação e acompanhe os resultados.

O Beach Park disparou uma campanha de e-mail marketing que gerou polêmica: uma peça que recriava a experiência de escorregar por um tobogã equivalente a 14 andares de um prédio. Os manuais regem que o uso do scroll (barra de rolagem) deve ser evitado, assim como peças pesadas, mas a campanha gerou buzz na blogosfera. A lição é que a criatividade permite quebrar regras garantindo resultado!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Muito bacana a matéria, sucinta e explicativa.

Deixe uma resposta