Criando um blog de casamento com presentes virtuais

O post de hoje será um pouco diferente, vou passar dicas para aqueles que buscam estruturar um blog de casamento. Antes que o pessoal de Marketing Digital diga que isso não agrega nada para eles, vou explicar porque escolhi esse tema:

Esta é uma excelente oportunidade para cerimonialistas, organizadores de eventos, freelas, agências que busquem um nicho e até mesmo para os casais que queiram reforçar o Marketing Pessoal. Duvida disso? O Google Insights for Search não me deixa mentir (reparem no pico de buscas em abril e maio)!

 

print do google insights for search

 

Vamos ao passo a passo?

1. Crie uma conta no WordPress

Você pode criar uma conta no Blogger, mas os convidados (que geralmente não são só jovens) esperam ver algo parecido com um site – com menus – do que um blog propriamente dito – com scrollbar e posts. Para ter um espaço com cara de blog, crie um menu com este propósito. O WP é muito mais customizável e isso não tem preço!

 

botão iniciar do wordpress

 

Clique na opção ”entre agora” e escolha um tema (um modelo para o seu site, são milhares de modelos gratuitos) e, se quiser, um domínio .com (custa uns 19 dólares por ano). Dica: você pode ir testando temas aleatoriamente até encontrar o melhor, mas fique de olho na arquitetura da informação (menus, diagamação de conteúdo, banners, etc.). Para auxilia-los, indico este tutorial e também este passo a passo. Se preferir, tente uma vídeo aula sobre como escolher o tema do seu wordpress.

2. Personalize seu blog

Comece pensando no perfil dos seus usuários, como eles se comportam na hora de navegar pela web. Como disse no tópico acima, alguns convidados podem ter dificuldade em buscar informações através de posts. Crie um fluxo de navegação agradável e pense na diagramação do conteúdo. Qual a coisa mais importante a ser dita? E a menos importante? Lembre disso na hora de ordenar seus menus. Para dar uma mãozinha nessa etapa, indico mais um tutorial e também algumas vídeo aulas:

Como criar menus

Como adicionar e editar páginas

Como postar e adicionar imagens

3. Conteúdo

Em primeiro lugar, ele deve ser relevante. Não é aconselhável ficar de “mimimi”, falando somente de amor. Os convidados querem informação, praticidade e agilidade. Linguagem espontânea e parecida com a dos noivos cria empatia. Seja breve, na web apenas passamos os olhos pelo texto..

modelo para menu de blog de casamento

.

4. Crie uma página de presentes

A etiqueta diz que os noivos não devem pedir dinheiro aos convidados, mas sabemos que essa é uma realidade comum e que sair em busca de listas em lojas físicas é um fardo aos convidados. Minha sugestão é criar metáforas, o que deixa os presentes mais pessoais, mas permite que os noivos recebam dinheiro sem parecerem mal educados. Com sua página de presentes criada, conforme explicado no ítem 2, vamos ao passo a passo:

– Crie uma conta no PagSeguro. Eles cobram uma taxa sobre o valor, algo em torno de 5% a 6%, mas permitem pagamento via boleto, cartão, depósito, etc. Na minha opinião, vale a pena!

– Crie o link para o check out do PagSeguro. Basta usar o modelo abaixo, modificando apenas o que estiver em destaque colorido para a sua realidade.

 

https://pagseguro.uol.com.br/security/webpagamentos/webpagto.aspx?email_cobranca=seuemail@dominio.com.br&tipo=CBR&moeda=BRL&item_id=1&item_descr=nomedopresente&item_quant=1&item_valor=30000&frete=0&peso=0

Vermelho = e-mail cadastrado no PagSeguro;

Azul = nome do presente (descrição);

Lilás = valor do presente com os zeros sem vírgula, se for 300 reais fica 30000.

– Suba a imagem escolhida para representar os presentes. No campo legenda insira o nome e valor do presente. No campo link da imagem, cole o link que você customizou conforme o modelo acima.

Pronto! Você já tem uma vitrine de presentes para curtir os preparativos do casamento sem sustos!

Seus convidados podem adquirir os itens da sua vitrine e o valor será depositado na sua conta PagSeguro – podendo ser transferido para a sua conta corrente posteriormente. Reparem no modelo abaixo:

presentes de casamento via pagseguro


OBS: Se você tiver conhecimento em HTML/CSS, é possível usar as tags que o PagSeguro disponibiliza para botões de pagamento. Também é possível usar a API PagSeguro para fazer uma integração completa. O objetivo desse post é auxiliar pessoas sem conhecimento técnico e que utilizem templates gratuitos e não instalados, visto que dificilmente permitem a edição de HTML.
.
Gostaram?! Fácil, não é?
Se surgirem dúvidas, basta entrar em contato :)

.

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Faz um post sobre site de casamento para os noivos ;)

  2. Mari disse:

    Camila, muito legal o post!
    Quando tiver mais post sobre casamento , me avisa! Adoroooo…
    Parabéns pelo blog, agora vou ter mais tempo para acompanhar…bjuss

Deixe uma resposta