Entrevista > Empreendedorismo Digital

consultoria em marketing digital

Já falamos aqui no Marketing Drops sobre um assunto bem pertinente ao empreendedorismo digital, apresentando o Manual de Bolso Startup. Na última semana fui convidada para dar uma entrevista sobre o tema ao portal Ticket e Gestão, dessa vez respondendo as perguntas essenciais para aqueles que querem abrir seu próprio negócio usando a Internet.

Compartilho com vocês a íntegra da entrevista. Boa leitura! :)

Muitas pessoas hoje pensam em ter um negócio digital por acharem ser uma forma mais simples de empreendimento. O que você acha dessa posição?

Todo novo empreendimento já é por si só complexo, é um novo entrante em um mercado muitas vezes consolidado. No mundo online o desafio sem dúvida é maior. Para os negócios de varejo digital (e-commerce) a concorrência está a um simples clique de distância, a facilidade em comparar preços é muito maior e a resistência dos consumidores em fazer compras pela primeira vez em lojas desconhecidas não são meros detalhes. Já para as startups digitais, também é necessário contar com um modelo de negócio inovador e com a participação ativo do empreendedor como a figura de um líder, que deve acreditar em suas ideias e ser capaz de fazer crescer na cultura da empresa o desejo de superação.

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Muitas das características dos empreendedores do mundo offline, como iniciativa, persistência, capacidade de correr riscos calculados, liderança, resiliência, exigência por qualidade, busca sistemática por informações, autoconfiança e networking. Costumo brincar que os empreendedores devem ter nervos de aço! No mundo online destaco como características importantes a orientação a resultados – tudo na web pode e deve ser medido – e o planejamento, base para o sucesso em estratégias digitais e para compreensão dos movimentos de mercado.

Quais são as 5 perguntas que uma pessoa deve fazer para saber se o negócio é viável ou não?

Essas perguntas compõe um documento muito importante, chamado business plan ou plano de negócios. Apesar de alguns empreendedores considerarem a confecção de um plano de negócios uma perda de tempo – preferem ter tudo “na cabeça” – é muito recomendável que o novo empresário coloque no papel seu plano, na tentativa de valida-lo. O maior erro que um empreendedor pode cometer é tentar achar respostas simplistas para todas as perguntas que remetam ao fracasso do seu negócio. Pensar nas possibilidade que levariam as pessoas a não comprar o produto ou a não preferirem a marca, são muito bem vindas, assim como aceitar críticas construtivas.
De forma geral, deve-se responder ao: o que, quem, quando, como e por que do negócio. Também é importante questionar-se sobre o produto, o mercado, a concorrência, o público alvo, a distribuição e o preço. Enfim, deve-se pensar em tudo, todo detalhe é importante e conhece-lo com antecedência aumentará suas chances de sucesso quando a empresa já estiver em operação.

Quais são os cuidados necessários no começo de um negócio digital?

Na minha percepção um cuidado importante e muitas vezes negligenciado, é a importância das pessoas para o sucesso da empresa. Muitos empreendedores se preocupam com entregas, produto e demais pontos do operacional e esquecem que a empresa deve possuir um líder e um objetivo claro a ser buscado. Ter pessoas orientadas a esse objetivo em comum, comprometidas e felizes em seu ambiente de trabalho é essencial para o sucesso. Além das perguntas do business plan, um cuidado essencial, recomendo que os empreendedores pensem na sua equipe e na construção de uma cultura corporativa sólida.

Como promover o seu negócio?

Depende da sua estratégia e do seu objetivo. Sei que isso parece clichê, mas é essencial. Os maiores erros de divulgação acontecem porque os objetivos se perderam ou não estão claros e nunca será possível ter tudo, é necessário escolher o foco. É importante compreender os diferentes níveis de maturidade da empresa, seus estágios iniciais, a percepção do mercado e dessa maneira ir traçando as estratégias. Na Internet temos modalidades incríveis de divulgação, como vídeos, peças interativas, redes sociais e remarketing – aqueles produtos que “perseguem” o internauta conforme ele navega por diferentes sites. Também é importante reforçar a importância das modalidades tradicionais de mídia, como TV e jornal, na divulgação de um negócio. A comunicação deve ser integrada, sempre!

Como funciona uma consultoria em marketing digital?

O papel do consultor é auxiliar as empresas a alcançar seus objetivos na – e através da – Internet. O consultor é um profissional que diagnostica uma determina situação com base em dados para que, na sequência, possa transforma-los em informação que servirão de alicerce para a formulação de estratégias. A Consultoria em Marketing Digital é um serviço de apoio à empresa e suas lideranças, visando auxiliar a organização a definir a melhor alternativa de ação num ambiente repleto de incertezas, riscos e competição. O consultor de Marketing Digital deve trabalhar em detrimento da empresa do cliente e nunca dos serviços que tem a oferecer, já que o produto que vende é inteligência e expertise. Também é extremamente desejável que um consultor conte com uma metodologia de trabalho e tenha foco em resultado.

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Olá, Camila!
    Estou por aqui outra vez e gostei do artigo!

    No mundo do marketing não existem diferenças entre criar estratégias online e off-line, pois toda boa campanha de marketing seja ela digital ou direta, exige desenvolvimento, ideias e projetos para definir metas e objetivos para alcançar o público-alvo e gerar resultados positivos.

    Com Empreendedor de empresas off-line não é muito diferente do online!
    É como cair para trás confiando que alguém vai te segurar, e esse é um risco que o empreendedor deve correr. Se arriscar sem medo.
    O Empreendedor digital corre o mesmo risco do mundo off-line, mas ele tem uma super. Vantagem sobre um negócio físico:
    Pode-se automatizar quase tudo em seu negócio online, diminuindo assim os gastos e os riscos de ROI sobre o investimento.

    Até o próximo artigo Camila. Ah! Parabéns por mais um artigo de qualidade.

Deixe uma resposta