Faça buscas no Google como um ninja

como-buscar-no-google-como-um-ninja

O melhor amigo do homem é o Google! Fica difícil imaginar nossa vida sem ele, que nos salva em tantas situações do dia a dia.

Já reparou como algumas pessoas tem resultados de busca muito mais precisos que os seus? Isso tem um motivo: É a forma de pesquisar e de estruturar termos de busca, que faz com que os resultados sejam mais específicos e muito mais eficazes. Aqui vão algumas dicas do Marketing Drops para transforma-lo em um verdadeiro ninja das buscas no Google.

Use aspas:

Vamos supor que você esteja buscando conteúdo sobre marketing interativo. Ao digitar apenas Marketing Interativo na caixa de pesquisa, o Google trará resultados que contenham as duas palavras no mesmo texto, estando juntas ou separadas.

Dica Ninja: Coloque o termo de pesquisa entre aspas duplas(” “). Esse tipo de busca mostrará somente os resultados nas quais as palavras aparecem juntas, refinando a busca. No caso do exemplo, busque por “marketing interativo”.

Faça buscas em inglês:

As vezes, fica realmente difícil de encontrar alguns assuntos nas buscas do Google, especialmente aqueles que são vanguarda ou extremamente recentes. Facilite a sua vida e busque por resultados no google.com, usando termos em inglês.

Dica Ninja: depois de buscar por resultados usando termos em inglês, use o Google Tradutor para traduzir o conteúdo.

Faça perguntas:

Evite buscar somente por palavras chave. Use a maneira como se fala na hora de buscar por conteúdo. Vamos supor que você queira saber como fazer um briefing. Ao usar somente o termo simples (briefing), ou palavras compostas (briefing de comunicação), os resultados acabam vindo bastante crus, dificultando a triagem de material e fazendo com que muitas outras buscas sejam executadas até que você encontre o que procura.

Dica Ninja: faça perguntas para o Google! Como no exemplo acima, use como termo de pesquisa a pergunta como montar um briefing e perceba a diferença na hora de encontrar o que realmente procura.

Exclua palavras:

Vamos supor que esteja procurando conteúdo sobre marketing digital, mas você quer excluir quaisquer resultados que contenham a palavra e-commerce .

Dica Ninja: Use o sinal de menos (“-“) na frente da palavra que deseja excluir, como no exemplo: marketing digital -ecommerce.

Pesquise em um site específico:

Vamos supor que você ouviu falar que o Marketing Drops é o melhor blog para conteúdo sobre ações no Facebook.  Para refinar sua busca, você pode procurar conteúdo em um site específico, mesmo que o site não contenha o recurso de pesquisa do Google dentro dele.

Dica Ninja: Use o Google para pesquisar o site para o seu termo, usando o parâmetro “site:”, como no exemplo: site:marketingdrops.com.br ações no Facebook.

Busque por tipos específicos de documentos:

Se você estiver procurando por resultados que contenham um tipo específico de arquivo, você pode usar o parâmetro “filetype:”. Por exemplo, você está buscando por apresentações que sejam relacionadas com Marketing Digital.

Dica Ninja: Busque por  “marketing digital” filetype: ppt

Busque por Isto ou Aquilo:

Alguns sites falam sobre marketing digital e outros usam o termo marketing na internet, mas com conteúdos semelhantes, fazendo dos dois termos alvos da sua busca. Se você está procurando por Marketing Digital e Marketing na Internet sem distinção, então você pode usar o parâmetro OR (sempre em letra maiúscula).
Dica Ninja: Busque por marketing digital OR marketing na internet

Tenha uma Calculadora:

Da próxima vez que você precisar fazer um cálculo rápido, ao invés de abrir a calculadora, você pode simplesmente digitar a conta no Google. Esse é o tipo de dica que faz ganhar tempo, não é?
Dica Ninja: Faça cálculos rápido na caixa de busca, como no exemplo: 34567 * 1,23

Procure o significado de uma palavra:

Quem não usa o Google para buscar por palavras que desconhece, que atire a primeira pedra.  Se você precisar procurar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, facilite sua vida com o comando define:
Dica Ninja: define: a palavra que deseja descobrir

É isso aí, pessoal! Espero que todos terminem esse post como verdadeiros Ninjas das Buscas xD

Sua empresa sabe como estar bem nos resultados das buscas? Entre em contato com a Camila Renaux Consultoria em Marketing Digital!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. João Vitor disse:

    Show! Parabéns pelas dicas Cami! Algumas delas eu já uso, outras com certeza farão parte das novas buscas.

Deixe uma resposta