Como anunciar no Waze

como anunciar no waze

Segundo a reportagem do Jornal O Globo, o Brasil já é o segundo maior mercado do aplicativo social de tráfego Waze, com 6 milhões de usuários. Perdemos somente para os Estados Unidos! Ao redor do mundo o Waze conta com nada menos do que 50 milhões de usuários. O sucesso do aplicativo no Brasil pode ser explicado por algumas características bem particulares: problemas com trânsito nas cidades brasileiras, crescimento do número de smartphones no Brasil e a preferência nacional por tudo aquilo que é “social” – somos apaixonados por redes sociais.

Um outro ponto que chama a atenção é o volume de parcerias que a startup faz com prefeituras ao redor do mundo, sendo uma das mais fortes a realizada com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Com apoio em TI, as atualizações nos mapas acontecem praticamente em tempo real. Achei surpreendente!

Para os usuários finais, o benefício é claro: você pode descobrir as melhores rotas, saber sobre acidentes e usufruir daquela sensação que tanto gostamos – de ajudar aos outros – um típico benefício intangível.

Mas e as marcas e empresas? Como podem usufruir do Waze?

1. Integrações

O sistema de busca do Waze é integrado com Foursquare, Bing e Google Maps. Para aumentar as chances de estar presente organicamente e sem custo em buscas através do aplicativo, é primordial que a sua empresa já possua iniciativas em outras redes, principalmente no Google Places for Business – a busca local do Google, que é dona do Waze.

Importante: o Waze pode limitar a abrangência das buscas em conexões em 3G, por isso, não há garantias de que sua marca aparecerá apenas por estar presente no Google Maps ou no Foursquare. A forma garantida é anunciar, que explico abaixo.

Como cadastrar minha empresa no Google Places for Business?

O mais importante é que sua empresa já possua uma conta no Gmail, para dar os primeiros passos na geolocalização do Google, acessando o site neste link.

O sistema é bem intuitivo e é super importante preencher com dados verdadeiros, já que é tudo “pra valer” e as mudanças podem levar alguns dias para serem indexadas. Para confirmar a propriedade da empresa, o Google envia um código exclusivo, chamado PIN. Ele pode fazer uma ligação para um telefone fixo ou então enviar isso via Correio, em uma correspondência em envelope oficial. Caso sua empresa possua URA – a unidade “robô” que atende telefones – será preciso usar a opção de correspondência. Dica: o envio do PIN via telefone é automático e o por carta costuma levar cerca de 15 dias.

Como cadastrar minha empresa no Foursquare?

Se a sua empresa já está presente no Foursquare (dica: procure por ela para ter certeza), recomendo a leitura desse excelente tutorial que explica como tornar-se dono de uma Venue – nome técnico para a sua empresa nessa rede social, em analogia livre, é a “FanPage” do Foursquare.

A partir disso, acesse essa página aqui e vá seguindo o passo a passo.

Você receberá uma carta oficial via Correio com um adesivo e um documento informando que aquela Venue pertence a sua empresa e poderá anunciar na rede social e usufruir de outros benefícios, como a realização de ofertas exclusivas e promoções para seus clientes.

2. Anuncie no Waze

As grandes marcas, como Bradesco, Samsung e TIM,  já iniciaram os testes com anúncios pagos no Waze e a tendência é que as pequenas e médias empresas também realizem iniciativas na rede social. Se você for um varejistas com ponto de venda físico, deve pelo menos conhecer essa possibilidade! Como tudo em Marketing Digital, não há garantias de resultado. Faça um teste, meça os resultados e os compare com outro tipo de mídia, para ter um referencial.

bradesco no waze

Montando seu anúncio

1. Acesse o site do Waze através de um computador e vá até o rodapé, na seção “Parceiros” > “Anuncie no Waze”. Este é o acesso para o painel do anunciante. Ponto fraco: é tudo em inglês, mas isso faz parte do dia a dia de quem trabalha na área, né?

2. Faça login com seu usuário e senha. É possível usar um usuário pessoal para anunciar, mas é comum que as empresas escolham utilizar um login “corporativo”. Ele não é diferente em funcionalidade, apenas uma escolha para organizar os logins da empresa, que não querem deixa-lo ligado a um colaborador.

3. Procure por seu endereço e na sequência, faça o upload de sua logo para que apareça em destaque no anúncio. Você também deverá escolher uma categoria para seu negócio (café, loja, floricultura, shopping, etc.)

4. É chegada a hora de inserir o nome da sua empresa, uma imagem customizada de 200 x 200 pixels e um pequeno texto que explica o seu negócio. Dica: inclua no texto algum benefício que chame a atenção, por exemplo em uma Cafeteria: “clientes do Waze ganham um brigadeiro”.

5. Nesta etapa você deve inserir um número de telefone, site, horário de funcionamento e ponto de referência. Nenhuma dessas informações é obrigatória, mas todas elas ajudam o seu negócio a ser encontrado.

6. Definição do orçamento: sempre que um anunciante comprar um anúncio ele terá validade de um mês e será pago por mil impressões (CPM). Além de mostrar a imagem (pin) da sua empresa, o Waze também a deixará visível nas buscas – o que vimos que nem sempre acontece de forma orgânica.

  • Preço por mil impressões: O próprio Waze fará a sugestão – baseada na concorrência – de quanto deve custar mil impressões do seu anúncio. O número de impressões vai depender da importância e do movimento da rua na sua cidade. No anúncio teste que fiz o Waze sugeriu o CPM entre $1.00 – $2.82 (sempre cobrado em dólares americanos). O preço mínimo do CPM é $1.00.
  • Orçamento mensal: Você pagará por mil impressões, mas deve definir o valor máximo que está disposto a pagar após um mês. Como as cobranças são feitas via cartão de crédito é importante estipular um limite, caso contrário o Waze exibirá seu anúncio para sempre e você não terá um valor para se basear e comprovar resultados. O valor mínimo por mês é $50.00.

7. Hora de inserir os dados do cartão de crédito. Assim como no Facebook, o Waze não aceita pagamento via boleto. O pagamento é feito como em qualquer transação, você insere os dados e o código de segurança e após alguns minutos (ou horas) o pagamento é aprovado pela operadora. Não esqueça de aceitar os “termos de uso” da rede social. Aguarde a confirmação de aprovação do anúncio e pronto! Ele será exibido enquanto durar o seu budget!

Para relembrar o passo a passo, um print do painel:

painel do anunciante no waze

Espero que tenham gostado. Até a proxima :)

Adendo Marketing Drops:

Alguns leitores reclamaram sobre a dificuldade em cancelar ou pausar um anúncio no Waze. É realmente uma pena, porque esse tipo de situação pode inviabilizar o investimento estruturado nessa mídia social.

Caso esteja passando por isso, envie um e-mail em inglês pedindo cancelamento e reembolso do valor “extra” que foi cobrado. O endereço de e-mail é este aqui: waze-ads-billing@google.com. Caso tenha dificuldades com o inglês, use o Google Tradutor, ajuda bastante.

Você pode saber mais sobre o tema no FAQ para Anunciantes do Waze.

Espero que dê certo!

Abraços,
Camila

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Adão Rodrigues disse:

    Coloquei o anúncio de minha empresa no waze. Abro o meu aplicativo e raras vezes vejo o meu anúncio e o pino com a minha logo. Todas as vezes que abrir o aplicativo é estiver na região aonde fica minha empresa em não deveria ver o meu anúncio e a minha logo?

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Oi, Adão!

      Tudo bem?

      A exibição do pin depende da concorrência, do orçamento e do valor por visualização. Como o formato é de “leilão online”, mostrar o anúncio depende de fatores além de apenas fazer o anúncio.

      Mas sua apreensão é compreensível, queremos ter a certeza que está sendo exibido! Mas mesmo assim, a recomendação é que não busquemos pelo próprio anúncio, afinal, gastamos impressões que não darão retorno.

      Para saber se o anúncio está sendo exibido, o ideal é visualizar no painel do anunciante o número de impressões.

      Desejo sucesso!

      Abraços,
      Camila

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