Como montar uma equipe parar mídias sociais?

como montar uma equipe de midias sociais

Recebi algumas dúvidas de leitores do Marketing Drops sobre como estruturar uma equipe para a gestão das mídias sociais em pequenas empresas.

Não existe uma fórmula mágica, mas uma avaliação da maturidade web da empresa pode ajudar a dar pistas sobre como deve ser estruturado esse departamento.
Perguntas:

  • A empresa trabalha com agência offline?
  • Os líderes usam e acreditam em social media?
  • O foco da estratégia é o relacionamento com clientes?
  • A empresa tira dúvidas dos clientes de forma organizada (um manual, por exemplo)?
  • O site da empresa está atualizado?

Se respondeu não para a maioria dessas perguntas, o primeiro investimento deve ser em capacitação das lideranças. Não importa o número de funcionários e sim, a cultura da empresa. Minha percepção é que o dia a dia “engole” os gestores e aparece o sintoma “não tenho tempo para social media“. Bem, você diria que não tem tempo para seu cliente? Pense nisso!

Você, gestor de pequena empresa, deve aprender sobre o tema e evangelizar seu time. Pesquise, leia, crie um perfil no Linkedin, questione seus funcionários (sempre existe uma prata da casa escondida atrás de pilhas de atividades diárias), visite tutoriais, como este:

Erro comum: Em uma empresa na qual o dono faz quase tudo, deixar a área a cargo de um estagiário sem capacitação. Estagiários jovens sabem como estar nas mídias sociais, mas não sabem sobre o seu negócio ou sobre sua estratégia de relacionamento com clientes.

Um assistente deve ser contratado – e existem muitos universitários buscando uma oportunidade de trabalhar com social media – quando houver uma política clara sobre o uso das mídias sociais da empresa. Mesmo contando com ajuda, o ideal é que o dono se envolva (como ele provavelmente já faz no offline). Acompanhe, oriente, aprenda em conjunto, questione os clientes para saber se estão satisfeitos com sua presença digital. Escolha profissionais de cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Comunicação Social e Marketing. Escrever bem e ser comprometido é essencial! Pesquise as mídias sociais do candidato, isso ajuda a ter parâmetros na hora da contratação. Monitore o trabalho de perto e de forma constante.

E as agências e freelas? A terceirização deve ser feita quando há engajamento da empresa em social media e já existe um responsável interno pela área. Afinal, a agência não fará milagres. Gerar conteúdo sobre a empresa envolve conhecer produtos e processos e os resultados só serão alcançados com o envolvimento muito próximo da sua empresa com a agência. Se sua decisão for pela terceirização, escolha um parceiro que seja especializado em mídias sociais e Internet, que tenha uma área de planejamento sólida, que conheça a fundo SEO e SEM (Marketing de Busca) e que entregue relatórios com métricas consistentes (nada de número de replys e RT, isso o TweetDeck já faz por você).

Sua empresa já possui um pequeno Depto de Marketing? Invista na contratação de um Gestor de Marketing 2.0. Algumas competências desejadas: ser excelente planejador e gestor, habilidade de coordenação, curiosidade, busca constante por informação, pró-atividade, conhecimento técnico sobre Internet e sobre comportamento do consumidor e bom relacionamento interpessoal.

Faça um plano de negócios para as mídias sociais da sua empresa. Exagero? Não! É uma maneira de criar foco em resultados e não estar nas mídias sociais porque todo mundo está. Lembre-se: as mídias sociais não são a estratégia. A estratégia é sempre da empresa! Escolha as que tenham sinergia com seu objetivo. Exemplo: se os seus clientes tem dúvidas sobre o seu mercado, crie um blog para esclarece-las. Se os seus clientes precisam de respostas ágeis, esteja no Twitter com forte ouvidoria. Você precisa de talentos? Crie um grupo no Linkedin. Seus clientes ligam e mandam e-mails todos os dias? Relacione-se com eles pelo Facebook. Use as mídias sociais para reduzir custos! Um portfólio no Flickr é muito mais barato do que um catálogo…

Monte um cronograma e seja disciplinado! Monitore dúvidas sempre, mas gere conteúdo em blocos. Uma dica é ter horas destinadas à isso. Seja constante para não deixar o conteúdo de suas mídias desatualizado.

Todo começo é mais difícil, mas quando essas práticas estiverem integradas à rotina, será bem mais fácil! Seja paciente e colha os frutos. Os resultados virão!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. […] Marketing Drops já trouxe dicas sobre a estruturação de um time focado em mídias sociais e hoje vou falar sobre o recrutamento de estagiários e analistas de Marketing – indispensáveis […]

  2. […] a estruturação de web e social team. Entenda ao menos o mínimo sobre gestão de projetos, é uma forma de fornecer esse […]

  3. […] Para driblar a falta de recursos – pode ser tempo, equipe ou até orçamento – o melhor é ter disciplina. Esteja preparado, mantendo sempre alguns posts, palestras e podcasts na manga. Se algum imprevisto surgir, sua marca terá conteúdo para alimentar os canais de informação. Uma dica é gerar conteúdo em blocos: faça uma triagem de assuntos e estruture a publicação através de agendamento. Frequência? Descubra a frequência dos seus concorrentes e a voracidade por informação do seu mercado – eles são os indicadores. Faça melhor do que o esperado! Outra forma de fazer acontecer é ter mais do que um responsável pela geração, distribuindo a tarefa entre membros do time. Quando a empresa é pequena e todos colaboram fica mais fácil – e o conteúdo mais rico. Sua empresa não tem equipe capacitada? Saiba como estruturar um social team. […]

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