Conheça o foco de atenção do usuário nas mídias sociais

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Já ouviu falar de heatmapping? É uma tecnologia muito legal que permite saber para onde as pessoas estão olhando em um site, através de áreas quentes e frias. O nome em português – mapa de calor – vem da maneira como os dados são apresentados: como em uma filmagem em infra vermelho, o gráfico apresenta uma foto/filmagem do seu site, em que as áreas nas quais os usuários mais passam o mouse – e por consequência os olhos – são apresentadas em cores quentes como vermelho e laranja, e as menos vistas, em cores frias como o azul e o verde. Os mapas de calor são uma grande oportunidade para orientação de toda a arquitetura da informação e gestão de conteúdo.

Em uma pesquisa encomendada pela Mashable, a startup EyeTrackShop realizou uma pesquisa com mapas de calor nos mais populares sites de mídia social. Eles cobriram uma amostragem bem interessante, incluindo Flickr, tumblr, Reddit, Youtube e Pinterest, mas o foco das análises foram as redes sociais: Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin. Confira os resultados!

Facebook

A análise de Heatmap do Facebook mostra que as pessoas passam mais tempo olhando para a foto do perfil e para os dois primeiros posts da página. As informações de perfil, na parte superior da página também tem importância, tal como a lista de amigos. Conforme o usuário move o olhar além da fronteira da metade da página, atenção visual cai significativamente. Fiquei curiosa sobre os resultados na nova timeline, que tem um padrão de leitura em zigue-zague. Provavelmente a modificação levou em conta o comportamento do usuário, que hoje pode olhar dois posts onde antigamente só via um.

facebook heatmap

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A pesquisa também incluiu uma métrica chamada de fixation order: a ordem em que a maioria das pessoas olhava para as áreas de interesse na página. Curiosamente, a maioria das pessoas no Facebook iniciam a navegação com o olhar no meio da página, onde são postados atualizações de status, e depois olham para o painel esquerdo, onde os amigos estão listados. Sim, o seu conteúdo será mais importante do que quem você é!

Legenda para a ordem de fixação:

  • percentage fixed: percentual de atenção/fixação em cada área
  • average dewell time: tempo de permanência em cada área
  • time to first fixation: tempo necessário para a prmeira retenção de atenção do usuário
  • AOI (Automated Optical Inspection): termo técnico dentro da tecnologia heatmap para área de interesse

 

facebook fixation

Twitter

O padrão de visualização mais notável ​​do Twitter é o quão distante o olho do usuário chega na tela em comparação com outras redes sociais. É mais baixo do que todas as outras! Devido ao ritmo de atualização do tweets, isso não é surpreendente, pois os usuários dessa rede social já estão acostumados a usar um pouco mais a barra de rolagem para acompanhar o stream twitteiro. Fica clara a necessidade de conhecer o seu público no Twitter e compreender os horários de maior interação. Só assim para não ser excessivamente presente na mídia e ao mesmo tempo, manter a conversão em alta.

twitter heatmap

 

3,1 segundos é tempo médio de permanência dos olhos dos usuários no primeiro tweet da timeline, significativamente menor que nas demais redes sociais. Mais uma vez, por causa da mecânica da rede social, os seguidores clicam muito mais rápido, para conseguir acompanhar os próximos tweets.

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Linkedin

É tudo sobre a sua titulação! Por uma amostragem esmagadora, o olho do usuário é mais focado no seu nome e no seu cargo. Tal como acontece com todas as redes sociais, a imagem de perfil recebe um tempo expressivo como centro das atenções, assim como a seção que exibe a educação, as conexões e as recomendações. Os usuários tendem a fazer uma varredura na experiência profissional também, mas o foco é o lugar mais recentes de emprego. Reparem como a lista de amigos sempre recebe atenção, faz pensar sobre a máxima: diga-me com quem andas e te direi quem és! Tenha carinho com suas conexões, elas são importantes.

linkedin heatmap

A maior parte do tempo é gasto no meio da página no Linkedin, para conhecer as informações. Logo após o usuário tende a mover-se até áreas onde são passíveis de tomarem uma ação, como por exemplo: ver se estão conectados, e se não, solicitar uma conexão.

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Google+

Apesar de ser maior, a foto do perfil do Google+  não atrai tanta atenção como a foto do perfil do Facebook. O maior foco da atenção do usuário é a trinca: nome, slogan e primeiro post. Como em todas as redes sociais,os círculos de amizades são foco de grande interesse.

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Os usuários passam uma média de 5,9 segundos na página principal do Google+, o que é uma média maior do que o tempo gasto no Facebook e Linkedin. Essa diferença pode ocorrer devido ao fato de que esta é uma nova rede social e as pessoas ainda estão tentando entender para o que elas estão olhando e como podem interagir com o conteúdo.

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Conclusões

A importância de fotos de perfil é gritante! Dê um rosto às suas contas de mídia social, já que esse é um dos pontos de retenção mais importantes. Dica: use sempre o mesmo avatar para facilitar o reconhecimento. Fotos diferentes fazem com que importantes mili segundos sejam perdidos.

Trabalhe com intensidade a seção superior esquerda da sua página: títulos, nomes, e a primeira atualização de status. Torne mais fácil para as pessoas a identificação da sua marca (mesmo que pessoal), escolhendo um nome fácil e um slogan de impacto.
Apesar das atualizações de status serem dinâmicas, o que está no topo é claramente importante para os visitantes. Por isso, mantenha seus perfis e páginas atualizadas com conteúdo relevante. Você nunca saberá quando um target altamente qualificado aparecerá por ali. Esteja preparado!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Achei muito bacana a proposta, fiquei apenas com uma dúvida, nestes cenários apresentados, notei que todas as páginas estão voltadas apenas para a página do usuário, não em página de terceiros, como empresas, amigos e etc. Existe algum estudo neste sentido, de como nossas páginas são impressas para as pessoas?
    No mais, excelente estudo!

  2. Ana Moura disse:

    Excelente !

  3. Excelente matéria. Com certeza vou utilizar esta ferramenta para pensar nas publicidades dos blogs. Muito obrigado!

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