Os novos formatos de anúncio do Facebook

facebook-logo

Até o dia 30 de março, todas as Fan Pages terão timelines e uma nova forma de contar a história da marca através da linha do tempo. A timeline virou desafeto de muitos usuários, especialmente por seu padrão de leitura em zigue zague, apesar do conceito bacana.

As guidelines do Facebook também vieram com novidades para as fotos de capa, único espaço de apelo publicitário que as marcas poderão usar, já que as Welcome Tabs – as abas de boas vindas com banners – saem de uso com a chegada da timeline. Segundo as regras do Facebook, é proibido:

  • Usar informações como descontos ou “faça download no site”
  • Divulgar telefone, URL ou e-mail. Todas as informações da empresa ficam na aba “Sobre”
  • Usar qualquer tipo de call to action, como “Ligue agora” ou “Chame seus amigos”
  • Citar ou fazer referências às ações do Facebook como “Curtir” ou “Compartilhar” e isso inclui setas apontando para o botão de curtir a página

fan page com timeline

Ah! Agora é possível trocar mensagens privadas com as marcas. Para evitar o spam generalizado, a marca só pode enviar duas mensagens para os fãs à proporção de cada mensagem recebida. 

Algumas marcas já fizeram a transição para a nova timeline e é possível perceber que onde ficavam os anúncios, agora está a linha do tempo. O Facebook não desistiu de vender anúncios, mas os formatos mudaram:

Facebook Ads Mobile

Os anúncios chegaram aos celulares. O Facebook tem aproximadamente 425 milhões de usuários mobile e essa é uma fatia de mercado expressiva para os anunciantes.
A grande sacada é a personalização dos anúncios para dispositivos móveis. Uma das grandes oportunidade para as marcas é usar a experiência do usuário no ambiente mobile, promovendo ações de check in ou de upload de fotos tiradas de celulares.

Logout Ads

Haverão enormes anúncios na tela de logout do Facebook. Faz sentido quando contabilizamos o número de pessoas que fazem logout diariamente. Segundo a divulgação do próprio Facebook, essa será uma opção premium para as marcas, em anúncios que ocuparão toda a metade superior da tela.

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Anúncios no Newsfeed

Isso já estava acontecendo aos poucos e agora é pra valer. Os anúncios pagos vão aparecer ao longo do feed de notícias, juntamente com as postagens de amigos. Isso tem muita lógica quando pensamos nos ajustes da estratégia devido ao EdgeRank, já que vai garantir que essas histórias patrocinadas apareçam efetivamente no newsfeed de seus fãs. Fan Pages que foram curtidas por amigos aparecerão como sugestões, como já funcionava antes das mudanças nos formatos dos anúncios. A divulgação de anúncios que não se encaixam nesses dois critérios, aqueles que são gerados a partir dos interesses do usuário, permanecem ativos na lateral direita.

Abaixo estão as fotos usadas na divulgação da mudança, que são da marca Ben & Jerry’s, que foi beta tester para os novos formatos de anúncio.

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Reach Generator

reah generatorOs anúncios do Facebook funcionam no sistema de pagamento por clique (CPC) e agora será possível adquirir um plus, um serviço chamado de Reach Generator, que promete aumentar a exibição de atualizações feitas pelas marcas dos atuais 16% para de 75%. Será possível promover um post por dia. Ao ativar essa funcionalidade o anunciante garante que suas atualizações como uma história patrocinada para seus fãs, no lado direito da tela. A documentação dá maiores detalhes e garante que o Reach Generator funciona também para a versão mobile do Facebook.

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

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