Sem tempo para social media?

Apenas 47% das empresas fazem Social Media Marketing, mas 78% de seus executivos consideram as estratégias em mídias sociais fatores críticos de sucesso. Too busy for Social Media?

Mídias sociais para empresas

A Business Insider traz um artigo muito legal falando sobre esse paradigma. Dá pra agir sempre igual e esperar resultados diferentes? A resposta parece óbvia, mas a verdade é que o dia a dia engole os gestores e funcionários e pensar de maneira holística vira privilégio de empresas que possuem times dedicados exclusivamente ao tema.

Se a sua empresa passa pelo mesmo dilema, aqui vão algumas dicas:

1. A estratégia nunca é de Social Media. Ela é sempre da empresa! Decida o que quer e onde quer chegar e deixe que essa estratégia permeie suas ações em seus perfis nas mídias sociais.

2. Não queira abraçar o mundo! Criar engajamento é isso: comece montando um perfil no Twitter, em seguida estruture o Linkedin, inicie uma FanPage… Em um universo de mais de 100 mídias sociais, há muito o que fazer!

3. Defina um responsável. Alguém curioso, comprometido e responsável. Você não chamaria um estagiário para falar sobre sua empresa em uma entrevista no Jornal Nacional, não é?!

4. Conteúdo!! Nada de “bom diaaaaa” como interação principal em sua FanPage. Aliás, use-as. Perfis são para amigos. Aqui tem um post que fala sobre isso.

5. Ação – estruture um cronograma e seja disciplinado. Vale a pena montar uma política de respostas (aos elogios, sugestões e reclamações) e compartilha-la com todos os funcionários. Lembre-se: uma telefonista é tão importante na manutenção de um cliente quanto o presidente, ok?

6. Monitore! Tenha métricas, conheça o número de interações e use softwares de monitoramento de marcas em mídias sociais, podem ser pagos ou gratuitos. O importante é ir além da @…

A sua empresa é engajada? Produz conteúdo para clientes? Ou está ocupada demais?

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. mktdrops disse:

    Concordo, Denny! Online e offline são faces da mesma moeda, facetas do mesmo negócio. A presença digital é uma maneira de nivelar concorrentes, afinal, na Internet somos todos – quase sempre – iguais. Sobre a “propaganda enganosa”, acho o seguinte: É preciso SER e PARECER! Cumpra sempre com o prometido. Só assim é possível construir uma marca de forma sustentável.

  2. A palavra é “compartilhar” cada vez mais difícil compartilhar a vida pessoalmente com amigos e familiares, mas com recursos virtuais estamos proximos de pessoas (conhecidas e desconhecidas) pelo mundo todo…

    Falando de empresas e negócios, nao basta apenas impressionar “on-line”, criar uma grande campanha de marketing por uma agencia supercriativa se o empreendedor nao faz do seu produto tão merecedor… a ponto de deixar seu cliente desapontado.

    A tal propaganda enganosa… ja vi acontecer esse despreparo de muitos empresários…

    O que quero dizer é que nao basta estar conectado é preciso estar preparado tbm.

    Bjs

    Denny

Deixe uma resposta