Social Media Marketing para empresas B2B

midias sociais para empresas b2b

Há uma coleção de cases que ilustram os sucessos de marcas nos ecossistemas sociais e esse fenômeno encorajou muitas empresas a se aventurarem nessa nova fronteira do Marketing Interativo. Aquilo que era massa, virou one to one.

É normal que esse movimento seja visto com olhos menos otimistas pelas empresas B2B (business to business), já que sem grande apelo junto aos consumidores finais, sentem-se perdidas em relação à atuação em canais sociais.

As perguntas mais frequentes:

  • O que eu devo comunicar por esse canal?
  • Quem vai ler isso?
  • Se meus clientes não são esses, como justifico investimento nessa área?

Há sim grandes oportunidades para empresas B2B em mídias sociais! O Marketing Drops selecionou algumas áreas interativas que podem ser exploradas por mercados organizacionais. Confira!

1. Redes sociais internas

Mais conhecidas como redes sociais corporativas, são ferramentas cada vez mais utilizadas pelas empresas. As principais aplicações de uma rede social corporativa são:

  • Inovação e P&D: sugestões, acompanhamento de projetos e funil de inovação em ambiente 100% social e interativo.
  • Colaboração: o grande desafio dos gestores é fazer com que seus talentos sintam-se parte do objetivo maior da empresa . Uma rede social interna é grande aliada nesse processo, como ferramenta de endomarketing.
  • Comunicação interna: todos os comunicados, memorandos e e-mails em um só lugar, centralizando a comunicação interna da empresa. Ali podem estar fotos de eventos corporativos e até mesmo um canal aberto com diretores, que podem contribuir respondendo dúvidas, fazendo comentários ou postando conteúdo em uma área específica.

Case: a empresa de TI HBSIS criou um portal corporativo para seus colaboradores, chamado Mundo HBSIS:

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Mundo HBSIS

Existem plataformas prontas para construção de redes sociais internas: Ning e SuaRede são exemplos interessantes, tanto pelo custo acessível quanto pela boa adaptação ao mercado brasileiro.

2. Canais exclusivos para clientes

Quando clientes estratégicos são levados para dentro de uma extranet – que também pode ter o formato de uma rede social corporativa – é dada a largada para o Social CRM ou CRM 2.0.

É esse o maior paradigma das empresas B2B – entender que invariavelmente, vendem para pessoas. Mesmo que essas pessoas representem uma organização, ainda sim, são pessoas!

Nestes canais é possível interagir com clientes, pedir sugestões, receber feedback, comunicar verticalmente todo o mix de marketing na empresa, divulgar a área de produtos e soluções e também inserir o cliente na área de inovação.

O medo de receber críticas existe, mas é preciso lembrar que é melhor receber um feedback negativo dentro de um canal oficial do que descobri-lo em uma rede social, onde não há qualquer controle sobre a repercussão do caso.

3. Redes sociais verticais

Redes sociais focadas em um determinado nicho ou segmento de atuação são outra grande oportunidade para empresas B2B. A grande vantagem: em uma rede social vertical todos os participantes são interessados no tema abordado, diferentemente do que em redes sociais horizontais, como o Facebook e o Twitter.

Vantagens destes canais:

  • Melhor experiência para o usuário;
  • Alto nível de especialização;
  • Maior probabilidade de conversão;
  • Oportunidade de compreender melhor o público alvo, já segmentado no ambiente.

Existem inúmeros exemplos de redes sociais verticais, como é o caso da Skoob – para apaixonados por livros – e da Redimob – rede social focada no setor imobiliário. É comum que redes verticais fomentem a geração de negócios, como na rede social Sou Empresário:

rede social vertical sou empresario

 

4. Atraindo talentos

Esta é a aplicação mais comum das redes sociais para empresas B2B. Em um cenário cada vez mais competitivo, a disputa por talentos tornou-se acirrada.

Um case interessante é o da Monsanto no Twitter, com o fantástico @MonsantoJobs, um canal exclusivo para divulgação de oportunidades e relacionamento com candidatos.

Aqui cabe falar sobre o Linkedin: Uma rede social profissional amplamente utilizada por empresas que podem atuar de forma estratégica, fomentando grupos de discussão e atraindo talentos a “segui-las” e compartilhar conexões..

monsanto jobs

5. Blogs corporativos

Os blogs são as grandes estrelas da web 2.0. Colaborativos, são disseminadores de informação e sustentam o conceito de ensinar através da Internet. O mais indicado no caso dos blogs corporativos é sair do lugar comum da área de “Notícias” dentro do site, trazendo um tema relacionado ao business da empresa.

Um case muito legal é o da empresa de nutrição de animais silvestres e exóticos Alcon Pet, que usa um personagem como tema de seu blog corporativo, o veterinário Dr. Fala. Ele responde dúvidas de consumidores em seu blog sobre nutrição e manejo de animais exóticos.

Blog Dr Fala

Outro case sensacional é o da empresa de aviões Boeing: uma das seções de seu blog corporativo é o Randy’s Journal, uma área com conteúdo gerado pelo vice presidente de Marketing da empresa, Randy Baseler.

6. Conhecimento e Expertise

As aplicações e utilizações de mídias sociais pelas empresas B2B devem ser norteadas por um objetivo maior: comunicar conhecimento e expertise em sua área de atuação. Por lidarem com um processo de compra analítico e pouco emocional, entregar ao mercado conhecimento é a maior prova de competência.

Todas as técnicas de Inbound Marketing podem ser utilizadas, fazendo com que a empresa seja encontrada por potenciais clientes que buscam saber mais sobre um tema. Slideshare e Scribd são mídias sociais que podem auxiliar sua empresa a disseminar sua expertise! Nessas mídias estão um enorme acervo de palestras, apresentações e outros PPTs, e também artigos técnicos, manuais de uso e demais PDFs que podem ser exatamente o que o mercado procura.

Um case do uso do Youtube por empresas B2B é a produção de videocasts pela Senior Sistemas, nos quais um especialista fala sobre determinado tema e apresenta uma solução:.

Case Youtube Senior

 

Antes de iniciar a execução de ações, o essencial é definir uma estratégia de atuação na Internet, que deve variar a partir da estratégia do negócio como um todo e planejar todas as ações e a estratégia de conteúdo com especialistas da área digital, que saibam o que estão fazendo, evitando uma crise de imagem na web.

As oportunidades estão aí para todos, basta saber aproveita-las!

Camila Renaux

Camila Renaux

Consultora de Marketing Digital em Blumenau (SC), especialista em Marketing e em Gestão de Negócios Interativos. Novas mídias, inovação e plataformas interativas fazem parte da sua rotina, assim como o planejamento e a elaboração de estratégias digitais - e suas métricas.

Comentários

  1. Camila, muito bom o seu artigo – parabéns!

    Gostaria de compartilhar contigo a rede social corporativa by You – pioneira no Brasil e atualmente com mais de 4.000 empresas, entre elas a GM e Universidade Estácio.

    Veja mais exemplos de uso em: http://social.byyou.com/comunicacao-interna/

    Um abraço!

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Excelente, Gustavo!

      Obrigada por citar a by You, falarei dela em um futuro post. Sem dúvida merece a referência.

      Abraços,
      Camila

  2. Odair Behnke disse:

    Muito bom o artigo, Camila! Parabéns!

    Este é um caminho sem volta e o retorno com certeza existe. Obrigado por citar a HBSIS.

    Abraços

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Olá, Oda!

      Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado! A citação da HBSIS é totalmente merecida! :)

      Abraços,
      Camila

  3. Rafael Ramos disse:

    Camila,

    Obrigado por citar a SuaRede como ferramenta de BSB. Conforme você mesma citou, as redes sociais corporativas estão ganhando muito espaço no mercado. Eu posso, inclusive, me arriscar a afirmar que em breve substituirão as intranets tradicionais.

    Estamos preparando alguns cases de clientes para divulgar no nosso site e acredito que o conteúdo possa te interessar, para que você dê continuidade a esse assunto.

    Rafael Ramos

  4. Olá Camila,

    Parabéns pelo artigo.
    A dinâmica das redes parece sugerir um movimento do tipo: redes estritamente pessoais > redes pessoais com integração ao marketing empresarial > redes empresariais com integração à redes pessoais.
    Por força destas pressões, os “nichos’ que você citou estão ganhando cada dia mais redes.
    Fiz algumas considerações sobre isto no blog de minha rede. Gostaria que você conhecesse e muito me honraria seu comentário:
    http://www.redecorretores.com

    Abraço.

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